segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Seamax e Long EZ (corrigido)

Salve salve galeraaaa, aqui vamos nós para mais uma semaninha.

Ainda estou me recuperando de uma cirurgia para retirada dos 4 dentes do siso onde um deles houve uma complicação e foi necessário serrar parte do osso para extração do dente "maledetto".
Enquanto não estiver com a boca 100%, não posso marcar o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) e correr o risco de não passar e amargar um prejú de mais de R$ 500,00...

Mas como prometido, assim que eu passar e começar minhas aulas de voo, publicarei fotos e vídeos aqui, rssss.

Hoje eu quero falar de 2 aviões experimentais que se um dia eu tiver condições/chance de ter um deles, será um sonho cumprido...

O primeiro deles é o ultraleve anfíbio SEAMAX, de projeto e fabricação brasileira desde 1998.
Desenvolvido pelo engenheiro Miguel Rosário e hoje fabricado na cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo.

Abaixo fotos dessa bela e versátil aeronave:







Desde 1998 ele foi sendo aprimorado, modernizado e hoje conta entre diversas melhorias com asas dobráveis para melhor transporte e hangaragem.
Também conta com paraquedas balístico aumentando a segurança tremendamente.

Apesar de ser uma aeronave brasileira, desconheço o preço do modelo "0km" no mercado nacional, porém nos EUA a versão básica é oferecida por USD 150,000.00 (algo por volta de mais de meio milhão de reais). Se tratando da nossa realidade, é muita grana para um experimental leve.... porém já vi na internet gente vendendo Seamax ano 2001 aqui no BR por 140 mil reais, algo beeem mais acessível.

Pra quem deseja conhecer mais, aqui segue o site do fabricante:
http://www.seamaxbrasil.com.br/

E aqui um vídeo de apresentação:



Hoje é um sonho distante, mas sonhos existem pra gente correr atrás, rsssss
Quem sabe um dia ...

A outra aeronave que eu gostaria de destacar, é o Rutan Long EZ.
A pronúncia "aportuguesada" é longuizi.
Abaixo foto de um desses:



Trata-se de um projeto mais antigo, porém nem por isso menos ambicioso do que o Seamax.
Aliás o Long Ez é uma lenda. Seu primeiro protótipo voou em Junho de 1979, e quebrou diversos recordes de autonomia e velocidade.
Devido seu peculiar formato, ele simplesmente consegue voar até 14 horas (com tanques suplementares) com velocidade de cruzeiro econômico de 140 nós (260 km/h), ou seja, decolando de Belo Horizonte e a meteorologia cooperando, é possível voar até Miami com apenas 1 escala para reabastecimento no meio do caminho !
Algo formidável para uma aeronave desse porte.
Eu tenho ele no meu Flight Simulator X e 2004 (pacote payware da Virtavia) e de fato é uma aeronave sensacional.



O que mais chama a atenção são os seguintes pontos:

* É uma aeronave quase impossível de "estolar". Devido ser um "canard", ou seja tem os estabilizadores horizontais na frente da acft em vez da traseira.

* Porém isso não significa que ele seja fácil de pilotar. Ele requer muita prática para pouso... pois se pousar com um angulo crítico muito alto, há o risco de se tocar a hélice na pista e "fazer estrago"....

* A velocidade de aproximação para pouso é bem alta e para segurar o moleque na final, não existe flap, mas usa-se uma espécie de speed brake que se abre na barriga da aeronave.


* O trem de pouso principal (traseiro) é fixo e o dianteiro é retrátil. Quando estacionado, devido o CG da aeronave vazia ser bem atrás, deve-se retrair o trem dianteiro e ele fica "focinhando o chão" para não "empinar" e bater a hélice no chão causando prejuízos e estragos desagradáveis.
Aos desavisados, dá-se a impressão que a estrutura do trem dianteiro entrou em colapso, kkk



* De tudo, o que mais chama a atenção é a visibilidade a bordo. Parece que você está voando um caça.


* É possível subir e voar em cruzeiro no FL 270, algo incrível para um monomotor a pistão leve.

Inclusive em 2012 eu fiz uma "volta ao mundo" com ele no FSX. Me lembro de voar sobre as montanhas do Alaska a 27.000 pés. Incrível !

Na vida real, essa aeronave não é mais fabricada em série.
O que existe são os chamados "homebuilt" ou então você compra um exemplar do projeto (desenhos, esquemas elétricos, etc..) e encomenda para alguma empresa que fabrica ultraleve, fabricar para você.
Nos EUA, um usado vai custar entre 25 e 40 mil dólares, vai depender do ano de fabricação, dos aviônicos, do estado de conservação, dos opcionais, etc etc..


Um zerado, vai custar (dependendo do acabamento, aviônicos etc..) mais de 55-60 mil dólares. No Brasil não sei se alguma empresa construiria, mas o custo como de costume sairia pelo menos 3 vezes maior creio eu...

Abaixo vídeo de um cara nos EUA que construiu um para si próprio (homebuilt) e voou pela primeira vez em Julho desse ano:


Geralmente ele é equipado com o conhecido e confiável motor ROTAX 912 de 100HPs.

Espero um dia, mesmo que leve anos para isso rssss... poder ter um desses dois e também poder dar uma volta ao mundo com ele.
Coisa de maluco ? que nada, rsssss ...

Abraços,

3 comentários:

  1. Comandante, se não me engano, a primeira foto do anfíbio é um Petrel e não um Seamax. Abraço!

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    1. A maior diferença entre os dois é que o petrel é biplano.

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  2. Grande Jonei, obrigado pela correção amigo. Publiquei um post hoje (21/11/2016) falando dos seus comentários. Grato,

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